Sonho

Ingredientes   Quantidade                        
Farinha de trigo 500 g
Água 220 g
Fermento biológico fresco 20 g
Sal 7,5 g
Açúcar 75 g
Margarina 30 g
Leite em pó 15 g
Ovos 50 g
Para a finalização:
Óleo para fritar 500 ml
Açúcar impalpável para polvilhar 30 g

Quanto pesa um ovo

Tabela de medidas e equivalências

PASSOS:

Bata a massa usando método direto, primeiro os secos e depois os líquidos. Deixe descansar por 30 minutos.

Para o sonho, divida a massa em porções de 30 gramas e boleie.

Acondicione em assadeira untada com óleo e leve para fermentar até dobrar de volume.

Frite em óleo quente a cerca de 170º C até que estejam dourados e cozidos no seu interior. Escorra sobre papel absorvente.

Resfrie e corte ao meio sem separar as metades, recheie com creme de confeiteiro e polvilhe com açúcar impalpável.

Rendimento:11 unidades de 80 g.

Turma Gastronomia Anhembi Morumbi

 

20 Respostas

  1. Rogério, eu fiz os sonhos e ficaram perfeitos! Simplesmente perfeitos! Muito obrigada por compartilhar receitas tão preciosas conosco.

  2. Olá Rogério… vou tentar fazer esse sonho e gostaria de saber se posso assar ao invés de fritar!?
    Obrigada

  3. O meu também não cresceu muito. Ficou bom mas não cresceu muito. Pensei ter me enganado na relação fermento fresco/sêco, mas vejo que não. Coloquei 7g de fermento seco e esperei bem umas 2 horas até crescer um pouco mais. O trigo é Renata, de ótima qualidade.

  4. mais ou menos 40minutos, será, que foi o tempo de fermentação?

  5. Renata, provavelmente porque você não esperou fermentar. Quanto tempo você deixou fermentando?

  6. Oi Rogerio, admiro muito seu trabalho todas as receitas são fantasticas, mas tentei fazer o sonho conforme receita e ele não cresceu, ficou solado, será por que?

  7. rogerio..minha filha não pode comer nada com leite,então posso deixar de colocar o leite em pó? abraços

  8. Boa noite, Shimura! Só pra te contar que fiz o sonho e ficou ma ra vi lho so. O recheio foi com creme de confeiteiro. Todos aqui gostaram e comeram muuuuuuuuuito. Mais uma vez, obrigada!

  9. Juliana,

    é a receita da minha antiga padaria. Infelizmente não tenho mais a receita correta do creme de morango. abç e obrigado!

  10. Boa tarde Rogério Shimura,
    Gostaria de saber se essa receita é a mesma usada na padaria que tinha em Atibaia e, se for possível, passar a receita com o maravilhoso creme de morango.
    Te assistimos pelo Bem Simples…
    Desde já obrigada e sucesso sempre.

  11. Bruna, toda vez que a receita pedir fermento biológico fresco vc poderá sim substituir por fermento seco.
    Sempre divida por 3.
    Exemplço:
    Fermento biológico fresco 100 gramas.
    Fermento biológico seco 33 gramas.
    abs

  12. Oi Célia tudo bem!
    no meu blog tem peso e medidas para quem não tem balança.
    De uma consultada….
    abs

  13. Oi Shimura, td bem? Estou com uma dificuldade danada pra fazer o sonho, por causa das medidas. Não tenho balança digital…
    Se você puder, por favor, poderia me passar as medidas em xícara e colher, com exceção da farinha de trigo? Muito obrigada e bom final de semana!
    Ah! queria te dizer que meu sobrinho, Fernando Mancini Ferreira Braga, trabalha no DOM e está muito feliz!!! Foi seu aluno no Anhembi Morumbi.

  14. É possível usar o Fermento Biológico Seco Instantâneo (aqueles que vem num sache de 10g) ? Se sim, qual a medida?

  15. Jusciane, um ovo pesa aproximadamente 50 grs.
    abs

  16. quandos ovos usa

  17. Shimura, obrigada pela sua atenção. Vou fazer e tenho certeza que vai ficar muito gostoso.
    Você realmente é maravilhoso e amo suas receitas. Um abraço

  18. Celia,

    pode assar antes se quiser, foi apenas uma dica, para não ficar encharcado. abç,

  19. Shimura, no Bem Simples, quando vc deu a receita de sonho, vc levou para assar por uns 9/10 minutos, pra depois fritar. Disse que era para o sonho não ficar cru. Na receita acima vc diz pra fritar somente

Comentários encerrados.