Zepolla no dia do artesão

Hoje, 19 de março é um dia muito especial aqui em casa.

E também é o dia do Artesão, por isso quero homenagear a todos os artesãos que com habilidade e criatividade trazem a beleza das artes ao nosso mundo; e em especial aos Padeiros, pois é através de suas mãos que obtemos um dos mais antigos alimentos da humanidade: O Pão.

Não é a toa que hoje é o dia de São José, pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que era marceneiro de profissão.

Para comemorar apropriadamente esse lindo dia, nada melhor que Zepolla!

A zeppola (zeppole plural) é uma massa típica do romanonapolitano e geralmente da peninsular cozinha italiana. Eles também são servidos na Sicília e na ilha de Malta.

São como roscas ou donuts fritos, geralmente cobertos com açúcar em pó e pode ser preenchido com cremegeléiacreme de confeiteiro ou uma mistura de manteiga e mel.

Zeppole são tradicionalmente consumidos em La Festa di San Giuseppe (Dia de São José ), que acontece todo dia 19 de março. 

Em Roma, Nápoles e Sicília, estes pequenos pastéis são vendidos em muitas ruas. Eles também são comuns nas comunidades italiana nos Estados Unidos.

O costume foi popularizado no século 19 pelo padeiro napolitano Pasquale Pintauro.

Nesses mais de 150 anos, a receita se aprimorou. No Brasil as versões existentes foram trazidas na bagagem e na memória dos italianos do Sul, imigrantes que adotaram uma nova pátria.

 

Zepolla

 

Ingredientes para a massa:

4 ovos inteiros

100 grs de farinha de trigo

200 grs de água

100 grs de manteiga amolecida

1 gr de sal

20 grs de açúcar

óleo para fritura

açúcar de confeiteiro


Quanto pesa um ovo

Tabela de medidas e equivalências

Como fazer as “zeppole”:

Coloque a água com o açúcar e o sal em uma panela e leve ao fogo, quando começar ferver coloque toda a farinha e mexa tudo com uma colher, ate’ a massa desgrudar do fundo da panela (cuidado para não deixar encaroçar). Tire do fogo, coloque na batedeira com a raquete e bata até esfriar coloque os ovos e a manteiga amolecida e misture tudo energicamente, criando uma massa bem amalgamada. Com o saco de confeitar e coloque dentro uma boa quantidade da massa e faça círculos em forma de “rosquinhas”. Se preferir as “zeppole” menos calóricas, forre uma assadeira com papel manteiga e asse as “zeppole” em forno a 180°Cpor 20 minutos. Mas se você preferir saborear as verdadeiras “zeppole” devera’ frita-las em bastaste óleo quente.

 

Ingredientes para o creme:

 

Leite integral     250 ml.

Manteiga s/sal     25 grs.

Açúcar refinado   60 grs.

Fava de baunilha   1 unidade.

Gemas                 4 unidades.

Amido de milho     20 grs.

 

Modo de Preparo:

Preparar o Creme: ferver o leite (separando um pouco para o slurry) com a fava de baunilha aberta, metade do açúcar e a manteiga;

À parte preparar o slurry: misturar as gemas com o restante do açúcar e o amido de milho dissolvido em pouco de leite;

Fazer a temperagem com o slurry e parte do leite fervente, voltar ao fogo e cozinhar até engrossar, mexendo sempre;

Resfriar em banho-maria de gelo, coberto com filme;

Depois de frias, polvilhe com açúcar de confeiteiro, e novamente use o saco de confeitar com o creme e preencher com este o buraco central das “zeppole”. Querendo você pode enfeitar o centro com um pouco da geléia de sua preferência!!

Uma resposta

  1. oi SHIMURA, deste geito não consigo emagreser, meus parabens por mais esta receita.

Deixe um comentário