Pão Francês – carro chefe da padaria

fonte: Gironews

Notícias

MULTIPLICADOR DE VENDAS

por renato rogenski em 15/10/2010

Amanhã, 16 de outubro, o setor de panificação e confeitaria celebra o Dia Mundial do Pão. Com deliciosos resultados em 2009, o segmento é um dos motores da economia brasileira e, não por acaso, registrou faturamento de R$ 49.5 milhões em 2009, o que significa um crescimento de quase 13% em relação ao ano anterior. Nesta matéria exclusiva, Giro News oferece de bandeja as dicas de Rogério Shimura, consultor de panificação do Senac SP, para a produção de um pãozinho francês de qualidade.

————————————

Grande Fidelizador

Inegavelmente, o pão francês é a estrela de qualquer padaria. Além de grande fidelizador de clientes, ele é o chamariz para impulsionar a venda de diversos outros produtos com uma boa integração na seção. “Um bom pão tem que ter um salto de forno, uma abertura da pestana equilibrada (aquela casquinha que se abre sobre o pãozinho) e a cor bem dourada, que vai depender da qualidade da farinha. Também é importante trabalhar com a temperatura ideal da massa, entre outros detalhes”, afirma, Shimura.

————————————

Dia Mundial do Pão

A cada ano que passa, as principais empresas e entidades do segmento de panificação e confeitaria trabalham para dar força comercial à data, através de ações e promoções especiais. “O teor do trabalho deste ano está relacionado com o bem-estar e o progresso da sociedade, seja pela prestação de serviços de conveniência, que facilita a vida do consumidor, seja pelas ações de caráter social e ambiental”, diz José Batista de Oliveira, presidente da Abip –  Associação Brasileira da Indústria da Panificação e Confeitaria.

————————————

Panorama

O setor de panificação é constituído por 63.200 padarias, que empregam 800 mil pessoas diretamente e outras 1,7 milhão indiretamente. Segundo maior canal de distribuição de alimentos do país, o segmento é constituído por micro e pequenas empresas: 90% dos negócios são estabelecimentos que faturam até R$ 120 mil por mês. E mais de 41 milhões de consumidores frequentam, diariamente, as padarias brasileiras.

————————————

Desafios

Segundo a Abip, as padarias vêm resistindo ao avanço dos supermercados, que “mataram” outros pequenos negócios (mercearias, açougues, peixarias). No entanto, vale ressaltar, que apesar de viver um bom momento, o setor tem enfrentado sérios problemas para encontrar mão-de-obra qualificada. “O nosso pais se desenvolveu muito rapidamente e a qualificação de mão-de-obra ainda não acompanhou essa evolução”, analisa o presidente da Sindipan, Antero José Pereira.

Clique no ícone TV abaixo para ver as dicas de Rogério Shimura, consultor de panificação do Senac SP
(Assista o vídeo clicando no link no início da matéria)

vídeo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s