Que tal uma máquina de fazer pão? Nós testamos

Quebra-cabeça. O padeiro Shimura (no centro) demorou para entender o manual e perdeu seis fornadas

 Equipe D.O.M. Restaurante

 

As panificadoras automáticas ou, se preferir, máquinas elétricas caseiras de fazer pão estão cada vez mais comuns nas prateleiras das grandes redes de eletrodomésticos. As três marcas mais encontradas no mercado – Arno, Mondial e Britânia – foram testadas, a pedido do Estado, pelo padeiro do restaurante D.O.M., Rogério Shimura, que também é professor da Universidade Anhembi Morumbi.

Apesar de semelhantes, as máquinas tiveram desempenhos diferentes. Para Shimura, “a La Baguette, da Arno, faz o melhor produto”. No entanto, todas fizeram o padeiro e sua equipe quebrarem a cabeça para operá-las. Foram três tentativas para cada máquina até que as instruções dos manuais fossem compreendidas. E as duas primeiras fornadas de cada eletrodoméstico acabaram no lixo.

“O primeiro erro foi cometido porque a quantidade de farinha indicada no manual estava em mililitros e não gramas”, afirma. “Os manuais da Mondial e da Britânia pediam cerca de 960 ml de farinha. Não percebi e coloquei quase um quilo”, diz Shimura. Se tivesse convertido a medida do manual, ele teria usado apenas metade da quantidade de farinha que colocou na máquina. “A medida deveria estar em gramas para não induzir ao erro”, comenta.

O manual da Arno tem letras grandes e é mais detalhado. “Nele, há uma lista dos problemas que podem aparecer e dicas de como resolvê-los.” Para o padeiro, no entanto, a máquina perde na estética do produto final. “O pão não fica uniforme. E, por isso, o da Mondial e da Britânia ganham em beleza.”

Cuidados. Em segundo lugar na avaliação ficou a Britânia e, em terceiro, a Mondial. “A última não bate tão bem os ingredientes e sobra farinha na forma.” A integração do glúten – um dos componentes da farinha – com a água e a ação mecânica do bater dão a estrutura do pão. “Se o processo não é bem feito, o pão fica a desejar.” Shimiro ainda orienta o consumidor a tomar cuidado com a cesta interna da máquina. “Ela aquece muito. Para tirá-la, é necessário uma luva térmica.”
AS DIFERENÇAS
Arno LaBaguette: Tem forma antiaderente de 1,5 kg e 14 programas diferentes. O programa mais rápido é de 1h20 e o mais longo, de 3 horas. O manual pede 6 gramas de fermento seco na massa. Shimura diz que é muito. Aconselha a metade disso. “Se você coloca muito fermento, em qualquer massa, o pão fica com gosto e cheiro de fermento, ou seja perde sabor e aroma.”
Panificadora Premium Mondial: Design moderno, forma antiaderente e 12 programas de preparo. É o manual escrito com as menores letras. Os medidores que equivalem a colher de chá e de sopa vieram invertidos. Também falta unidade de medida na quantidade de fermento que a receita determina no manual. Ele indica apenas que são duas colheres.

Multipane Britânia: Com 12 programas, faz quatro tamanhos de pães, com até 1,2 kg e três ajustes de cor. Segundo o padeiro, a máquina faz um bom pão, mas ele cresce menos que o da Arno, por isso teve nota mais baixa. O modo mais rápido leva 50 minutos. Segundo Shimura, é pouco tempo. Como as outras máquinas, a massa fica melhor na programação longa.

fonte: Estadão

 

Matéria de 18/09/13 na FOLHA COMIDA sobre Panificadoras Automáticas clique AQUI.

55 Respostas

  1. Oi comprei uma britanea multi pane 2 já a 7 dias e estou testando as receitas o primeiro segui o manual ficou bom mais a casa um pouco dura pois fiz no cor media, o 2 fiz integral puro ficou um pouco duro mais estava bom, ai comecei a verificar quando esta batendo se a massa esta muito dura e coloquei mais agua enquanto estava na primeira batida vi que estava bem e comecei acertar o pão integral ficou bem gostoso e par ti para o proximo pão que era para tempo de 3 hora verifiquei antes estava assado retirei com uns minutos antes ficou ótimo bem molinho e o pão francês retirei 30 minutos antes ficou muito gostoso e bem macio eu gosto do pão branquinho,acho que tem que testar eu tenho facilidades na parte de cozinhar e entendo um pouco de pão pois fazia o pão caseiro agora a minha coluna doi muito e vamos fazer pão boa sorte a todos, logo vou testar panetone.
    .

  2. Eu tem uma Mondial Premium por dois anos e usa ela umas 4 vezes por semana. Do primeiro pão até hoje sempre deu certo, tb com experiença mudei as receitas um pouco. O que fica a melhorar era a batidora o que deixa sempre um pouco da farinha nos cantos, mas com uma ajuda nos primeiros minutos é evitavel. Depois não faço pão maior do que 750 gr. por que acima disso não fica bem assado, o que eu gosto. Eu ia comprar de novo.

  3. Porque será que umas pessoas falam tão bem, e outras tão mal da mesma máquina, acaba deixando a gente mais em dúvida ainda..

  4. Comprei uma Arno Uno. Usei inicialmente a receita mais simples: Massa de Pizza: Usei o programa indicado 12=Peso-320g,Aqua=160ml,Azeite=1c/s,Sal=1/2c.c,Farinha=320g,Fermento=1/2c.c..Resultado,a massa fica parecendo um mingau,super mole.Ja tentei diversas vezes em vao. A minha mulher tentou varias vezes fazer pao integral,sem êxito.A proposto, a farinha indicada,e a T55,eu uso a comum,seria o motivo para o erro?

  5. Afinal, qual é a menos pior?

  6. Comprei uma panificadora da marca, arrependimento puro. Manual nada detalhado e não especifica os procedimentos. O cliente liga para o SAC e encontra profissionais competentes, mas os primeiros profissionais que tive a sorte de ser atendido foram de uma ineficácia estúpida e por esse motivo, pela falta de preparo minha panificadora foi parar em uma assistência técnica em que não qualifico, onde o técnico que e mostrou despreparado avaliou um defeito que não existe e ambas empresas não querem se responsabilizar pela troca o produto e assumir os erros cometidos. Agora estou eu com uma panificadora que provavelmente venha de fato me apresentar problemas futuros por causa de erros de qualificação de profissionais desse referida Britânia. Por esse motivo registro junto ao órgão responsável para avaliar meu caso.

    Não indico a ninguém essa marca, pelo funcionamento e descrições arcaicos em seus manuais e produtos e pelo tratamento que não consideram o cliente consumidor.

    Depois de comprado, danem-se, essa é a filosofia das grandes empresas.

    • Minha mãe comprou a pouco menos de um mês a panificadora da Britania, todos empolgados, fizemos muitos pães, até que no fim de semana passado ela simplesmente não batia mais, a pázinha dela ficou com uma folga e não girava corretamente.

      A assistencia deu um prazo de 25 dias (!!!) pra trocar a peça porque ela vem da CHINA!!!

      ABSURDO!

      Não comprem essa da Britania!!!

      • Comigo aconteceu a mesma coisa.
        Com a primeira e depois com a segunda que inocentemente comprei da mesma marca, BRITANIA . Agora nem de graça quero outra.
        estou á procura de outra marca,estou pesquisando!!

      • Olá, eu comprei da Cadence, estou satisfeita. Só tenho que aprender a fazer pães diferentes, pois só consegui fazer um básico.

        Espero ter ajudado.

  7. oi,estou a procura de receitas com fermento de batata na panificadora,me ajudem!Obrigada.

  8. ja decidi, vou comprar uma mondial,bjs obrigadooooooooooo
    elisangela anjos- sapopemba- sp

  9. Ganhei de presente de casamento uma Mondial premium, além de linda, consegui acertar o pão de primeira (fiz o mais simples, branco de leite)!! Fiquei muito satisfeita, além do pão sair gostoso e quentinho. Hoje estou testando minha segunda receita, que é o integral com aveia e mel. Espero que fique tão bom quanto o primeiro!!

    Dica: leiam com bastante atenção o manual, ele dá mtas informações importantes!!!

  10. boa tarde, comprei a arno home bread e não consegui fazer os pães , tem como me ajudar? vocês tem alguma receita q dê certo para q eu possa usar, agradeço se puderem me ajudar..

    • Faz tempo comprei da arno labaguete. E nunca consegui acertar os pães e nada deu certo , não sei como usar e as receitas que devo usar , pois as que testei não consegui , paguei super caro na época e está encostada pois não sei usar e não consegui até hoje

  11. BOA TARDE!!
    VCS CONHECEM A GOURME?!!
    PANIFICADORA!!
    PÓDEM AJUDAR?

    att,
    CLÁUDIA.

  12. comprei a mondial, fiz um bolo demorou mais de duas horas,e nao ficou bom, espero que o pão fica melhor

  13. Temos a máquina Mondial premiun e adoramos!!! Nunca perdemos nemhum e o maual é perfeito. A casa fica um cheiro delicioso e o sabor é ótimo.

  14. Olá!! Eu tenho a máquina Le Pain da Arno, por favor se alguem tiver receitas que dão certo me avisem, pois a maioria das receitas que faço a massa fica pesada!! E na internet eu só encontro receitas da máquina da britânia, então não sei se estou adaptando da forma correta, por exemplo, o ciclo sanduíche da britânia é igual a qual ciclo da arno???

  15. ola,
    tenho uma da mondial e adoro ela… só fico procurando mais receitas…mas ja fiz arroz doce, pao de tudo q é jeito já até cozinhei batatas…

  16. Estou doida por uma britania ja pesquisei e li varios comentarios porem ainda sinto medo de jogar dimdim fora alguem ai me ajuda por favor.

    • Olá. Tenho uma da Britânia. Eu não compraria novamente. Você tem que fazer várias vezes o pao até que acerta o ponto. E o resultado é apenas um pão bom. No dia seguinte, o pao fica murcho, e acaba no lixo… não testei todas as receitas… mas enfim, dinheiro jogado no lixo, com alguns kilos de farinha…

  17. Compri a da Mondial, porque queria na cor preta, a branca fica encardida com o tempo, e como me disseram que Mondial e Britania pertencem ao mesmo dono… porem ainda não testei… quando testar volto aqui para comentar. Adoro pão fresquinho e pão integral. Bjos

  18. Estava louca por uma panificadora, quando resolvi comprar, fui logo na mais completa e mais cara (arno la baguette) achando que era a melhor.Já fiz varias receitas seguindo passo a passo, mas todos os paes foram para o lixo, nenhum prestou (ficou duro e pesado). Gostaria muito saber se tem algum macete especial ou se a maquina nao presta mesmo.

    • Vanusia, mas primeiras tentativas tbm foram para o lixo.
      Depois da terceira vez conseguimos fazer.
      É mais barato vc comprar pão na padaria mais perto da sua casa,
      Abs

      • Não concordo , a qualidade do pão que é feito em casa e o cheirinho de pão pela manha são insubstituiveis. Basta estudar a máquina e aprender a lidar com ela .Nos pães integrais coloco um pouco mais de agua, utilizo o menor peso , a casca mais clara e retiro 20 min antes do previsto. O pão fica ótimo. Tenho a maquina há 1 ano e nunca mais tive a obrigação de ir a padaria. Faço massa de pizza e bolo nesta máquina.
        Estou à disposição para dúvidas!!!
        Carla

    • Vanusia,comprei uma tambem ha 15 dias,li o manual direitinho e toda vez que o pão sai ruim(todas as vezes), eu leio denovo.Não entendo porque vem receitas se nenhuma dá certo,temos que adaptar todas.Não entendo também porque se coloca uma medida de mel em gramas! Até agora meu dinheiro foi jogado no lixo….
      Abs

    • Aconteceu o mesmo comigo , gostaria de saber se alguém que tem essa máquina fez e deu certo …..

  19. COMPREI UMA BRITÂNIA.. QUANDO PRECISOU DE CONSERTAR… ACHEI UMA UNICA LOJA… SÓ CONSERTA SE o aparelho N Ã O
    ESTIVER EM GARANTIA.. ORÇAMENTO r$ 110,00. ABSURDO!
    É MAIS BARATO COMPRAR UMA NOVA.
    NÃO HÁ ASSISTÊNCIA TÉCNICA EM BELO HORIZONTE QUANDO O APRELHO ESTÁ NA GARANTIA…

  20. agradeço a todos. me ajudou muito na escolha.

  21. Gostei muito da matéria e até deu vontade de escolher a da Britânia senão fosse por um quesito: atendimento ao cliente. Já tive outro produto da marca e quando precisei da assistencia técnica foi um desastre. Na autorizada eles tiraram uma peça – sim, tiraram e não substituiram- e o produto voltou funcionando pior do que foi. Mandei para a central em SP que constatou o que havia sido feito e não pareceu se importar nem um pouco. Trocou por um ítem novo mas sem nenhum pesar pelo procedimento criminoso feito na autorizada. Agora dá medo comprar qualquer coisa da marca…infelizmente.

  22. Comprei uma máquina da mondial e fiquei satisfeito, o pão ficou com boa aparencia macio e saboroso, recomendo

    • Obs: é preciso ler Todo Manual com muita atenção, especialmente as dicas de como obter a massa perfeita, como por exempelo, adicionar uma colher de sopa de água se a massa aparentar estar seca ou uma pitada de farinha se estiver grudando. Enfim tem um monte de dica boa no manual tem ler e reler com atenção. Fiz isso e acertei de primeira, o pão ficou perfeito.

  23. comprei uma maquina da mondial faz 2 anos funciono perfeitamente ,
    comprei + 10 de presente pros meus familiares , adorarao !
    MONDIAL sua melhor escolha …

  24. Estava na dúvida de comprar qual máquina e agora tenho certeza, vou comprar a da marca Britânia, além do mais, só posso comer pão sem glúten e minha mãe que tem uma Britânia já acertou a programação para fazer maralhivosos pães sem glúten. É fabuloso, pois não sinto a falta do pão francês nem do pão de forma comum. Recomendo uma maquina de fazer pão para todos.

  25. Tenho a máquina da “Cadence”, uso-a diariamente para o café da manhâ, programo e tenho o pão quentinho e saboroso.Nos finais de semana, mudo a receita para pães de batata, esfihas e outras que preferir. É um espetáculo. O pão diário é simplesmente delicioso, só que uso na cor claro, e uso a medida menor de fermento, um pacotinho de fermento seco, dá para quase tres pães.

  26. muito boa essa pesquisa, agora bposso comprar com mias informação…parabens!

  27. Eu tenho a Multipane da Britânia e adoro!!!

  28. Comprei uma máquina de pão da Arno a le pain, faz alguns meses, pois não tive o prazer de comer um pão siquer, tentei fazer uma s8 vezes, todos vão para o lixo, o pão fica seco duro e faço direitinho como está no manual as medidas certinhas

  29. Uma conhecida comprou uma maquina da Mondial, fez pão uma vez e não gostou… e me deu a maquina, novinha!!tava com medo de usa-la, fiz meu primeiro pão hoje, e deu certo.eh realmente magico, li o manual umas 02 vezes, e escolhi a receita ** ultrarapida**, em 1 hora o pão estav pronto,adorei!!!!

  30. Olá, tenho a multipane da britania, e simplesmente a amo! Faz excelentes pães, o pão doce então é insuperável. Recomendo esta.

    • Sonia, olá!
      Comprei a Britania, mas ainda não acertamos no pão, ele fica muito seco e sem gosto. Pode nos enviar uma receita testada e que não tenha esse problema.
      Laila

  31. Amei a matéria. Estava na dúvida de qual máquina comprar. Realmente a La Baguete da Arno é uma tentação, porém, por ser muito cara estava em dúvida se comprava a Britania ou a Mondial. Depois de ler essa matéria, não tenho mais dúvidas,vou comprar a da Britania.
    Muito obrigada!

  32. Essa matéria me ajudou muito. Obrigado.

    • Comprei uma Britania,e tenho a alegria de comer pão fresquinho todas as manhãs.Foi um ótimo investimento!

      • Olá,
        Tenho uma Britanea e não consigo acertar o pão ou fica pesado ou com a casca muito grossa.
        Por favor, mande a receita que vc usa para eu testar.
        Agradecida.
        Vera Celina

Deixe uma resposta

